Translate / Tradutor

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Segundo a ONU, o Brasil virou sinônimo de combate bem sucedido à pobreza

ONU é só elogios ao Brasil em relatório internacional. Confira.

Sobram elogios ao país no relatório da ONU sobre desenvolvimento humano. Brasil virou sinônimo de combate bem sucedido à pobreza, mostram trechos selecionados.

 

Garoto faz embaixadinha no Rio: relatório da ONU exalta transferência de renda no Brasil
São Paulo – Não é de hoje que a Organização das Nações Unidas tem a mania de enfocar o lado positivo e os bons exemplos dos países que aparecem em seus relatórios de análises globais, principalmente quando se trata do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), divulgado hoje (veja na íntegra ao final).

Desta vez, porém, fica explícito que o Brasil virou, aos olhos dos organismos internacionais, sinônimo de país que combate a pobreza e mira as desigualdades sociais.
O destaque é mesmo o programa Bolsa Família, citado sete vezes ao longo do relatório como exemplo bem sucedido de transferência de renda. Mas há um debate interno na ONU sobre suas qualidades.
Não só isso: também a política de cotas nas universidades e a evolução do acesso à educação ganham linhas elogiosas - e por vezes pouco críticas, vale destacar.
Tendo como fonte principal estudos e trabalhos acadêmicos, o relatório produzido pelos analistas da ONU pode parecer, aos olhos nacionais, pouco realista em alguns momentos.
O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), por exemplo, aparece como uma associação civil autônoma de partidos políticos com peso educacional na luta do Brasil para ensinar crianças a ler e escrever (conferir 9º item desta lista). Leia mais aqui

 

Nenhum comentário: