Translate / Tradutor

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

As pesquias mostram recuperação de Dilma no primeiro e no segundo turno.

Dilma-Rousseff-Fernando-Pimentel-e-Josue-Alencar-durante-Carreata-em-Belo-Horizonte-Minas-Gerais-Foto-Ichiro-Guerra-Dilma-13201409030002.jpg

Ibope e Datafolha mostram recuperação de Dilma

Os dois institutos mostram que, no 1º turno, persiste o empate técnico. No 2º turno, entretanto, Dilma cresceu mais e reduziu a diferença para Marina, que segue liderando - Carta Capital.
 
por Redação — publicado 03/09/2014 20:29, última modificação 03/09/2014 20:54
A presidenta Dilma Roussef em carreata nesta quarta-feira ao lado do candidato Fernando Pimentel (PT), que lidera as pesquisas em Belo Horizonte

A presidenta e candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, deu sinais de reação nas pesquisas de intenção de voto desta semana. Ibope e Datafolha divulgaram, nesta quarta-feira 3, dois novos levantamentos que mostraram recuperação da petista tanto no primeiro turno como em uma eventual disputa contra a candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, no segundo turno.
No quadro geral de primeiro turno do Ibope, Dilma recuperou três pontos percentuais e passou de 34% para 37%. Mas Marina Silva também cresceu. Ela subiu outros quatro pontos e passou de 29% para 33%. Já no cenário de primeiro turno do Instituto Datafolha, Dilma oscilou um ponto para cima e agora está com 35%.  A ex-ministra permaneceu com os mesmos 34% da semana anterior. Apesar da leve vantagem de Dilma, ambas as pesquisas apontam empate técnico entre as candidatas.
Se no primeiro turno ambas subiram e a situação de empate ténico foi mantida, no segundo turno a diferença entre as duas diminuiu. No levantamento do Ibope, Dilma recuperou três pontos e Marina cresceu um. Com isso, a diferença entre as candidatas diminuiu para sete pontos, já que Marina tem 46% das intenções de voto e Dilma tem 39%. No segundo turno previsto pelo Datafolha, Dilma também demonstrou reação. Na pesquisa anterior, Marina vencia as eleições com 50% contra 40% da petista. Mas a pesquisa de hoje colocou a ex-ministra com 48% contra 41% da presidenta. Ou seja, Dilma subiu um ponto e Marina caiu dois pontos, derrubando em 3 pontos percentuais a diferença entre ambas.
Os dois levantamentos demonstram ainda tendência de estagnação e queda para o candidato do PSDB, Aécio Neves. Segundo o Datafolha, o tucano continua com os mesmos 14% da pesquisa anterior. Já o Ibope aponta para queda de quatro pontos. De acordo com o instituto, o senador tinha 19% no levantamento anterior e agora está com 15%.
Encomendada pela Rede Globo em parceria com o jornal O Estado de S.Paulo, a pesquisa do Ibope foi realizada entre domingo 31 e terça-feira 2 com 2.506 eleitores em 175 municípios. O levantamento do Datafolha, feito a pedido do jornal Folha de S.Paulo e Rede Globo, entrevistou 10.054 pessoas de 361 municípios, entre segunda-feira, 1º/9, e esta quarta.

Nenhum comentário: