Translate / Tradutor

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

A juventude de todo o Brasil quer a #Dilmadenovo!



A juventude de todo o Brasil quer a #Dilmadenovo! Já mostramos por aqui o apoio da juventude de várias cidades do país, como por exemplo, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Maceió, João Pessoa e Salvador à reeleição da presidenta Dilma.
 
Dessa vez, os jovens católicos das pastorais da Juventude, da Juventude do Meio Popular e da Juventude Rural de 14 estados brasileiros (MG, BA, PA, AM, SP, RJ, PE, GO, AL, RS, PR, SC, PI, CE) redigiram um manifesto livre - que não representa a posição institucional da Igreja Católica - em apoio à Dilma.
No manifesto, os jovens católicos reconhecem os avanços que o governo já fez para população brasileira em geral, e em especial à juventude, entre as melhorias que são citadas no texto estão, a valorização do salário mínimo, os programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, a ampliação da oferta de vagas nas universidades e cursos técnicos, como o Prouni e Pronatec, o crescimento do número de emprego, o programa Mais Médicos e o Brasil ter alcançado o status de sétima melhor economia do mundo, que hoje é respeitada até mesmo no exterior.
Mas esses jovens ainda consideram que é necessário avançar mais, mudar mais pelas lutas da juventude brasileira. Eles acreditam que as melhorias só serão alcançadas com a continuidade do governo da presidenta Dilma. Para eles, o que ainda precisa melhorar é a criação de uma política de segurança pública baseada no Plano da Juventude Viva (link is external), que combata os altos índices de homicídios de jovens negros e casos de violência policial que desrespeitam os Direitos Humanos e a democracia. 
A melhoria da mobilidade urbana também é destaque no manifesto, os jovens católicos querem "viver" a cidade em que moram, ocupar espaços públicos, culturais, de esporte e lazer com segurança. Lembraram também da educação no campo. Eles pedem mais qualidade de vida para os jovens das periferias das cidades, sem que haja necessidade de se mudar para os grandes centros urbanos para se inserir no mercado de trabalho ou para estudar em locais melhores. "Os jovens rurais também querem transitar nos vários espaços dos municípios e com isso querem exercer direitos e possibilidades de emancipação e autonomia", pedem em trecho do manifesto.
O jovem também quer fazer parte das decisões do país: os que assinaram o manifesto apoiam o plebiscito da Reforma Política e a criação de uma constituinte exclusiva.
Para estes jovens não há dúvida de que todas essas demandas serão ouvidas pela presidenta e têm grandes chances de melhorar cada vez mais, com a reeleição da Dilma, porque ela já tem trilhado o caminho de atender às demandas dos diversos setores da sociedade, inclusive da juventude. "Não temos qualquer dúvida de que, entre as opções apresentadas, é com a reeleição da presidenta Dilma que garantiremos as melhores condições para seguirmos na construção de um Brasil mais justo e igual", reforçam.
Confira o Manifesto na íntegra abaixo (link is external):

Nenhum comentário: