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sábado, 9 de agosto de 2014

Uma abordagem interdisciplinar prática sobre a seca no sertão cearense.

 
Fiz a exposição sobre o tema gerador SECA o que me lembrar do tema ÁGUA que trabalhei uma abordagem interdisciplinar em 2002, através do programa PCN em Ação, Meio Ambiente na Escola.
Aproveito para compartilhar a abordagem interdisciplinar deste tema e como desenvolvê-la. Conseguir fazer uma síntese, mas mesmo assim ficou grande o texto, mas a penas conferir a leitura na íntegra.
 
Este é um tema gerador interessante - ÁGUA (um tema naturalmente interdisciplinar, mas tratado disciplinarmente pelas disciplinas de Ciências e Geografia). Infelizmente, na química, na biologia, disciplinas que trabalhei no ensino médio este tema está isolado da problemática ambiental e seus fenômenos naturalmente interdisciplina, transversal e transdisciplinar porque a sociologia e a filosofia têm muito a contribuir para a escassez deste bem precioso no mundo e em nossa região.
Além do mais, o tema ÁGUA por sua natureza essencial à vida no planeta Terra e presente na vida humana em todas as dimensões e como sua qualidade e disponibilidade dependem de inúmeros fatores, tais como: geográficos, políticos, sociais, culturais, etc, o estudo deste tema gerador – ÁGUA – carece de uma abordagem interdisciplinar com a seguinte problematização:
  1. História: como estudar as mudanças no uso e tratamento da água ao longo da existência de uma comunidade, cidade, estado, país?
  2. Matemática: como quantificar e analisar o crescimento ou a diminuição de consumo de água?
  3. Como interpretar as percepções, as representações e os sentimento das pessoas sobre rios, córregos, lagos e mares, sem por meio de linguagens – oral e escrita, gráfica, gestual, sem ajuda do estudo de Arte e de Língua Portuguesa?
Nesse sentido, a abordagem interdisciplinar se configura na seguinte problematização, para que os alunos analisem as diferentes dimensões da problemática da água e suas contradições no mundo, mas principalmente no nosso cotidiano:
  1. como a água é fonte de vida e pode ser também portadora de morte e doença?
  2. Por que os rios embelezam as cidades mas, com as enchentes, as destroem?
  3. Há falta de água, ou falta água limpa?
  4. Toda a população de uma cidade tem acesso ao serviço de abastecimento de água?
  5. A água é fonte de lucro?
  6. >Existe uma indústria da água?
  7. Como antigamente as populações se abasteciam de água, e como se abastecem hoje
  8. Quais as relações do esporte e do lazer com os rios e mares?
  9. Os espaços da água nas cidades mudaram?
  10. Como a água entra na composição paisagística?
  11. Aconteceram mudanças tecnológicas no abastecimento?
  12. Quais as relações entre as secas e as migrações?
  13. Quais os usos da água?
  14. Quais as relações entre as populações das cidades e os rios?
  15. E na  na zona rural?
  16. E em outras épocas?
Atividade I – As condições dos recursos hídricos no planetaTempo de duração: ± 4 horas
Finalidade: Identificar a problemática da água no mundo contemporâneo e refletir a respeito de maneiras de desenvolver estudos do tema com os alunos nas diferentes disciplinas.
Atividade 2 - o uso doméstico da água
Tempo de duração: ± 4 horas
Finalidade: Avaliar a importância dos trabalhos escolares para O desenvolvimento de valores e atitudes de cidadania no consumo de água e na preservação dos mananciais.
Material necessário: Duas contas de água de instalações diferentes (de escola, de residência, de restaurante etc), e informações sobre os locais a que se referem; programa de vídeo Água nossa de cada dia (17' 08"),  cópias dos textos da atividade; régua; papel;
lápis ou caneta; canetas coloridas; quadro-negro e giz.
Ao preparar a atividade, o professor deve conseguir duas contas de água referentes a diferentes locais (escola, residência, hospital, restaurante, indústria, posto de gasolina etc), e buscar informações a respeito do consumo de água nessas instalações:
  1. Toda a água utilizada é fornecida pela companhia de abastecimento, ou há outras fontes? Quais?
  2. Quantas pessoas usam a água? De que tipo são as instalações de circulação da água (torneiras, chuveiros, descargas de banheiro, tubulações etc).
Desenvolvimento da atividade:
Após organizar grupos por grupo, o professor entrega a cada um cópias de duas contas de água, com as informações a respeito dos locais a que se referem. Pede para analisarem a conta, levantando todas as informações que conseguirem identificar. Por exemplo:
  1. Qual o gasto com água?
  2. qual O padrão de medida para calcular O consumo de água?
  3. quais os custos do consumo?
  4. se há taxas de esgoto, e como são calculadas?
  5. qual a companhia responsável pelo abastecimento de água e esgoto?
  6. qual consumo?
  7. qual a relação entre o consumo e o tipo de estabelecimento etc?
Desenvolvimento da atividade
O professor fornece aos grupos alguns dos textos e tabelas, sobre o consumo de água e esgoto e propõe que, com os novos dados, retomem as contas de água que analisaram anteriormente e proponham maneiras de economizar água e evitar o desperdício. As propostas podem ser apresentadas em seminário ou utilizando recursos diversos com quadrinhos, etc.
Atividade 03 – captação, tratamento e consumo de água no município ou localidade.
Tempo de duração: ± 4 horasFinalidade: Analisar os recursos hídricos da localidade, discutir seus usos e identificar os principais problemas a eles relacionados.Material necessário: Cópias dos textos da atividade; lápis ou caneta; papel; Coletânea de artigos sobre meio ambiente; relatórios e/ou informes sobre as fontes dos recursos hídricos utilizados na localidade, organizada previamente pelo coordenador; quadro-negro e giz.
>Desenvolvimento da atividade:O professor solicita aos participantes que se organizem em grupos interdisciplinares para ler O texto Uso das águas, sobre recursos hídricos e seus usos.
O professor solicita que discutam, a partir das referências do texto e de seus conhecimentos, alguns dados acerca de sua localidade:
  1. Quais os principais usos dados aos recursos hídricos locais?
  2. Esses recursos hídricos vêm de uma mesma fonte de água, ou de um manancial?
  3. Como é a distribuição?
Se alguém quiser baixar o material (o kit do formador ambiental) é só digitar no google (guia do formador - PCN em Ação, Meio Ambeinte na Escola.
Abraços, e espero com este post longo, contribuir nas discussões porque ainda estamos presos á abordagem disciplinar, apesar das discussões nos últimos anos

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