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sábado, 9 de agosto de 2014

 

Prezados, permitam-me fazer algumas reflexões sobre sobre os saberes das crianças, segundo Celestin Freinet, em Pedagogia do Bom Senso.
A preocupação de Freinet era desenvolver uma pedagogia de preparar as crianças para um mundo de solidariedade, democracia e principalmente para a paz, que tinha por base suas técnicas em fazer o aprendizado em nível cooperativo, social, intelectual e afetivo acompanhando todo o desenvolvimento tecnológico.
Também tinha a preocupação de desenvolve uma aprendizagem significativa para que a criança pudesse participar, pois o educador considera que se a criança não participa do processo de aprendizagem, as aquisições das informações se tornam obsoletas. A
 
Ainda segundo FREINET (1991, p.15), “a criança é parte importante do processo da aprendizagem e nesse sentido é preciso conhecer sua fome e sua sede de saber”.
 
E, assim, o problema essencial da nossa educação não é de modo algum – como pretendem hoje nos fazer crer – o “conteúdo” do ensino, mas a preocupação essencial que devemos ter de fazer a criança sentir sede.
 
Por fim, nos dá uma lição o Educador do Bom Senso:  não preparamos homens que aceitarão passivamente um conteúdo – ortodoxo ou não – mas, cidadãos que, amanhã, saberão enfrentar a vida com eficiência e heroísmo e poderão exigir que corra para dentro do tanque a água clara e pura da verdade (FREINET, 1991, p. 15).
 
(Célestin Freinet, Pedagogia do Bom Senso)

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