Translate / Tradutor

sábado, 9 de agosto de 2014

o grande desafio da escola é colocar em pratica a sua proposta política pedagógica,



Temos um longo caminho para colocar em pratica a pedagogia problematizadora e dialógica de Paulo Freire. Agora, o grande desafio da escola é colocar em pratica a sua proposta política pedagógica, não é verdade?
 
Para Piaget, todo conhecimento só é possível porque existem outros. Nesse sentido, em Educar pela Pesquisa, Pedro Demo também postula o questionamento reconstrututivo porque nada se constrói a partir do zero, posto que se reconstrói conhecimento a partir de outros conhecimentos.
Paulo Freire fala que é preciso interligar a epistemologia curiosa com a epistemologia cientírfica mesmo porque isso significa imposição de autores sobre o conhecimento tradicional e experimental dos camponeses que produzem conhecimento na relação com a terra e natureza.
Piaget afirma que a inteligência se produz na relação entre a epistemologia curiosa e a epistemologia científica porque as pessoas são seres historicamente construídos, diferentes porque desde cedo começam a construir conhecimento e significados, alcançando cada vez mais níveis mais complexos de estruturas mentais.
Ainda segundo Piaget, as estruturas cognitivas são condições prévias para elaboração de outras mais elevadas. Nesse sentido, quando os alunos, através de situações-problema, ao agir sobre objeto a aprender que entrem em conflito com capacidades já existentes, eles fazem esforços para que suas estruturas mentais possam compreender a "novidade",
Abraços.
Luis Moreira

Nenhum comentário: