Translate / Tradutor

sábado, 9 de agosto de 2014

Conhecimento prévio e os vídeos da TV Escola no processo de ensino.



Iniciar as aulas com uma problematização é um grande caminho para se trabalhar o conhecimento prévio dos alunos. O MEC entregou uma quantidade muita boa de vídeos com duração de 3min que ajudam aos professores problematizar  e contextualizar as suas aulas. 
 
Com a problematização da aula, o professor fazer uma sistematização do que o aluno sabe sobre o assunto abordado: por exemplo: por que água do mar é salgada? O tema é a origem da salinidade do mar. 
Sistematizada as respostas dos alunos (hipóteses), o professor pode passar o vídeo para problematizar ainda mais o tema e depois faz uma leitura dialogada com os alunos sobre o tema. 
Em seguida os alunos, em equipe,  fazem uma produção textual , relacionando as  hipóteses deles com com os conceitos e questionamentos  apresentados nos vídeos e nas leituras dialogadas. 
Depois cada equipe apresenta as produções textuais e o professor novamente vai fazendo questionamento, dando mais pistas sobre as teorias que apontam a origem da salinidade do mar. 
Por fim, o professor faz uma pequena síntese avaliativa do tema proposto para perceber até onde os alunos avançaram na aprendizagem. 
Nesse sentido, toda a aula precisa ter: 
1º momento: problematização e contextualização do tema proposto, onde o conhecimento prévio do aluno é testado. 
2º momento: desenvolvimento da aula, utilizando novas e antigas tecnologias para que o aluno possa produzir e registrar o aprendizado. Nesse momento, o professor cria situações-problema para os alunos testarem as suas hipóteses, relacionando o conhecimento prévio com os conteúdos trabalhados. 
3º momento: retomada dos objetivos propostos com uma síntese avaliativa.

Nenhum comentário: