Translate / Tradutor

terça-feira, 1 de julho de 2014

José de Abreu: desculpe-nos Dilma.




Desculpe-nos Dilma

É. A verdade é que não estávamos acreditando em nosso país.

Enquanto ela dizia que faríamos a copa das copas, falávamos que tudo seria uma vergonha.


Repetimos como papagaios as manchetes de uma imprensa derrotista: “imagina na copa”.

E nós imaginamos o caos… Falamos todos, que na copa tudo seria um vexame.

Que o mundo veria um Brasil caótico.

E ela, teimando em dizer, que teríamos a copa das copas.

Pois o mundo veio ao Brasil, e o mundo amou o Brasil.
O mundo andou de metrô, e gostou. O mundo amou nossos aeroportos, vibrou com nossos estádios, com nossas ruas, o mundo abraçou nosso povo. O mundo amou o Brasil. O mundo hoje sabe, que assim como em qualquer lugar do mundo, não somos perfeitos. Mas somos um país que cresce com dignidade.

E foi nesse momento, enquanto o mundo todo se preparava para nos aplaudir, que fizemos o que fizemos. Todo o planeta olhando para o nosso país e nós gritamos o que gritamos. Ofendemos Dilma como quem ofende um bandido. Renegamos a voz de uma mulher que simplesmente teimava em repetir: acreditem em nosso país, é um novo Brasil que iremos apresentar ao mundo.

Desculpe-nos Dilma, pelos que gritaram e pelos que se calaram.

Ofendemos com nossos gritos de ódio, o nosso próprio país. Ofendemos com nosso silêncio a figura da própria mulher; que logo ali, ao lado da filha, teve que ouvir o que ouviu e continuar a torcer sozinha por um país que não soube reconhecer seu tamanho. Não foi justo com você, não foi justo com o Brasil.

Você disse que teríamos a copa das copas. Nós não acreditamos. Mas é o que estamos tendo.

Você disse que o nosso país tinha muito o que mostrar. E é isso o que o mundo está dizendo.

Você estava certa Dilma. Precisamos que 6 milhões turistas nos dissessem que nosso país é maravilhoso pra voltar a acreditar em você. Sabemos que temos problemas a enfrentar, mas sabemos que você está empenhada em fazer sua parte. E sabemos que como nós você odeia a corrupção, as injustiças e os problemas que o brasileiro enfrenta dia a dia.

Desculpe Dilma, uma parte desse país errou. Obrigado por não guardar mágoas. Obrigado por acreditar em nós. Nós acreditamos em você.

Nenhum comentário: