Translate / Tradutor

domingo, 29 de junho de 2014

As eleições de 2014 para governador no Ceará serão decididas no primeiro turno.

Eleições para governador no Ceará em 2014 serão definidas no primeiro turno.

"Juntos para o Ceará seguir mudando, o PC do B, PT do B, PTB, PT, PHS, PP, PTC, PRTB, PMN, PSC, PRB.

Em uma reviravolta surpreendente Camilo Santana, deputado do PT , é o candidato da Coligação "Juntos para o Ceará seguir mudando" que no momento é composta por o PC do B, PT do B, PTB, PT, PHS, PP, PTC, PRTB, PMN, PSC, PRB., mas que poderá ter a adesão de outros partidos nesta segunda-feira, dia 01 de Julho, quando as coligações entregarão as atas das convenções e homologação das candidaturas.


A candidatura do deputado estadual Camilo Santana (PT) foi homologada neste neste domingo, candidato a governador pelo arco de aliança coordenado por Cid Gomes (Pros), decisão que foi tomada em reunião fechada neste sábado, onde estiveram presentes o governador e diversas lideranças da base aliada. A informação foi dada em primeira mão pelo site cearánews7, no sábado, ás 11h54min.

O governador Cid Gomes (PROS) sinalizou que a origem política do Deputado Camilo Santana, deputado estadual mais votado nas eleições de 2014, principalmente na região do Cariri, foi fundamental para esta escolha.

No entanto, a título de confabulações, podemos resumir que o candidato do Partido dos Trabalhadores tinha outras qualidades importantes a destacar: homem de confiança do governador, jovem político e principalmente a qualidade de aglutinar o apoio de Lula e Dilma ao palanque da coligação "Juntos para o Ceará seguir mudando" e a militância de mais 90 prefeitos, inúmeros vereadores, deputados estaduais e federais das legendas que compõem a maior coligação da história política do estado do Ceará.

O fato é que esta articulação desta coligação "Juntos para o Ceará seguir mudando", liderada pelo governador CID Gomes, enfrentará a formação da chapa encabeçada pelo senador Eunício Oliveira do PMDB e antigos adversários políticos como o ex-governador Lúcio Alcântara, hoje no PR e o ex-governador Tasso Jereissat do PSDB, formando um bloco de partidos aliados considerável como: PMBD, PSDB, DEM, PR, PRP, PSC, PTN e PPS
PMBD, PSDB, DEM, PR, PRP, PSC, PTN e PPS

As eleições serão difíceis para ambos grupos políticos que se enfrentarão de peito aberto, onde se promete jogar muito lixo no ventilador, mas o Eunício Oliveira aceitou em contra-partida ao apoio do PSDB de Tasso Jereissat, carregar a candidatura de Aécio Neves nas costas.

Se o PMDB de Eunício Oliveira tem Aécio Neves e o PSDB, de outro lado, a coligação "Juntos para o Ceará seguir mudando" terá o ex-presidente Lula e a presidente Dilma os maiores apoiadores do candidato Camilo Santana.

Pelo lado da coligação que lançou Eunício Oliveira já se tem uma definição da chapa majoritária: Eunício governador, Roberto Pessoa vice-governador e Tasso senador, podendo ser ainda vice de Aécio.

Do lado da coligação "Juntos para o Ceará seguir mudando", o candidato a governador é o deputado Camilo Santana, Vice-governador está ainda em aberto, podendo ser Inácio Arruda ou João Ananias(a vaga tudo indica pertence ao PC do B) e a vaga ao senado também está aberta: podendo ser Mauro Filho ou mesmo Zezinho Albuquerque. E cabe informar que o vice-governador também está no páreo para continuar como vice-governador ou mesmo uma indicação para o Tribunal de Contas do Município.

No seu primeiro discurso como candidato ao governo do estado do Ceará, Camilo Santana lembrou da frase escrita na chuteira do craque da seleção brasileira, Neymar, onde se lê: "Valentia e rebeldia", afirmando que a frase é bem representativa na politica. E contínua o deputado: "Nós precisamos ter rebeldia contra as desigualdades, precisamos nos rebelarmos contra as injustiças, contra tudo aquilo de ruim que acontece com o nosso povo, e valentia porque nós precisamos  ter ousadia, ter firmeza e fazer aquilo que é necessário fazer, no momento que é preciso, fazer, sem titubiar ou recuar", exaltou o deputado estadual. "Eu vou dedicar toda a minha energia, quero andar em cada cidade do Estado do Ceará, olhar para as pessoas, conversar, ouvir e ter humildade", completou o candidato.

É claro que o deputado ancorá o discurso nos programas do governo federal da presidenta Dilma e também do governo federal.

Do outro lado, o candidato do PMDB destacou a falta de segurança que sente o povo cearense, à saúde, educação, não poupando críticas aos prédios que não funcionam, afirmando que hoje sente vergonha de ter cidades cearenses como as mais violentas do mundo, garantindo que vai andar por todo o Ceará para mostrar esse cenário, mas esquecendo que até ontem fazia parte do governo CID e como senador durante 04 anos não denunciou estes erros da atual administração. .

Bem, montado os palanques dos dois maiores grupos políticos do estado do Ceará, o que sobrou para a terceira via liderada pelo PSB do Ceará? Ou para candidaturas de partidos nanicos? E do PSOL? Parece que quase nada porque as eleições no Ceará já estão definidas em primeiro turno e penso que o apoio do presidente Lula será considerável nestas eleições porque é bem avaliado pelo povo cearense. Façam as contas e suas apostas.


Nenhum comentário: