Translate / Tradutor

segunda-feira, 30 de junho de 2014

A jogada de mestre de Cid Gomes no xadrez do jogo eleitoral do Ceará e o recuo de Eunício Oliveira.

                   (No Ceará, sai o PT Vermelho, entra em campo um PT amarelado de Cid Gomes e aliados, um PT que só a política pode explicar, mas que na urna o eleitor terá a opção de confirmar 13 para o governo do estado e 13 para a presidência da República)
Cid Gomes tinha cinco peças para avançar no xadrez político-eleitoral do Ceará, vendo que o seu adversário tinha avançado um "cavalo paraguaio Aécio Neves", o mesmo, em uma jogada de mestre, obriga o Rei - Lula da Silva e a Rainha Dilma a entrarem no tabuleiro, através de um único movimento - o avanço do pião - deputado do PT Camilo Santana. 

A jogada é surpreendente e traz uma reviravolta nesse tabuleiro politico-eleitoral do estado do Ceará.   

Em uma só jogada obriga o recuo de Eunicio Oliveira que já tinha se encontrado com Aécio Neves para lhe garantir palanque no terceiro maior colégio eleitoral do Nordeste. 

Eunicio Oliveira vinha sinalizando apoio ao candidato do PSDB após selada a coligação com o Tasso para compor a coligação e a chapa majoritária. O fato é que o candidato do PMDB se uniu aos tradicionais adversários do PT-Lula e Dilma no estado do Ceará, mas no momento apresenta um certo recuo como aponta matéria do Diário do Nordeste de hoje, quando  afirmou  que vai votar na presidente Dilma Rousseff, destacando que há quem queira intrigá-lo com a chefe do Poder Executivo Federal. 

Afirma o senador, candidato da coligação que aglutina os partidos PMBD, PSDB, DEM, PR, PRP, PSC, PTN e PPS: algumas lideranças querem me  intrigar com a presidente Dilma Rousseff, mas ressaltou que vai votar na petista.

No entanto, é sabido que o candidato do PMDB tem se reunido com Aécio Neves para possível apoio, mas ganhar uma eleição contra Lula e Dilma, quase uma centena de prefeitos, deputados e vereadores, a família Ferreira Gomes e o próprio governo, será uma façanha e tanta. E ele sabe o tamanho deste desafio.  

De outro lado, também obriga o recuo da ex-prefeita de Fortaleza, caso o candidato do PMDB apoie Aécio Neves para a presidência da República, ou no mínimo anulará as ações de Luiziane no xadrez-eleitoral no pleito que se avizinha. 

A coligação "Juntos para o Ceará seguir mudando, o PC do B, PT do B, PTB, PT, PHS, PP, PTC, PRTB, PMN, PSC, PRB é páreo duro para o candidato do PMDB, Eunicio Oliveira, mas o seu medo é ter que enfrentar Lula e Dilma que têm apoio esmagador da maioria do povo cearense.

Portanto, a jogada de mestre de Cid com a  reviravolta surpreendente do lançamento de Camilo Santana, deputado do PT, pela  Coligação "Juntos para o Ceará seguir mudando" que no momento é composta por o PC do B, PT do B, PTB, PT, PHS, PP, PTC, PRTB, PMN, PSC, PRB, é um feito e tanto e pode decidir as eleições de 2014  em primeiro turno no estado do Ceará. E a tendência é que o candidato do PMDB, mesmo tendo o apoio do PSDB e DEM, seja tratorado, caso Dilma e Lula avancem nesse jogo eleitoral.

Nenhum comentário: