Translate / Tradutor

domingo, 5 de janeiro de 2014

É preciso entender a economia brasileira para entender o Brasil. Por isso, voto Dilma em 2014.

 
Amigos(as) é multo complexo entender a economia globalizada, mas é importante buscar este entendimento da economia e do Brasil. Importante entender, também, que o Comércio Exterior está exaurido e quem sustenta a economia nesse momento de crise é consumo das famílias. 


O Brasil, salva engano, tem o quarto mercado consumidor do mundo com a entrada de 100.000.000 de pessoas e outras 40.000.000 que saíram da linha de pobreza. E são estas pessoas que estão sustentando a economia do Brasil em torno de 2,5% porque as famílias ricas estão gastando lá fora. Nunca os brasileiros gastaram tanto nos EUA, EUROPA como gastaram em 2013, forçando o governo brasileiro a aumentar impostos para estes consumidores.
E mais, se o crescimento do PIB do Brasil, cerca de 2,5% mantém o desemprego em torno de 4,5% e reduz a desigualdade para mais da história recente do nosso país, ter um PIB baixo não é mal maior. É preciso entender que este país era pensado para uma minoria. Por que os nossos aeroportos são minúsculos comparados aos dos EUA e EUROPA? Porque apenas uma elite privilegiada viajava de avião, hoje com ascensão desta nova classe, o Brasil ficou pequeno para tanta gente nas ruas, tantos carros nas ruas. O Brasil ficou pequeno com tanto povo nos aeroportos, rodoviárias e com tantas filas. O desafio nas ruas é encontrar um espaço para estacionar um carro.
Portanto, enquanto mantivermos crescimento da renda e os jovens ficarem mais tempo na escola (melhorando seu conhecimento e produtividade futura) com mais educação, com mais vagas nas universidades, com mais médicos, não precisaremos de taxas mais elevadas de crescimento do PIB. É claro que uma taxa de crescimento do PIB em torno de 5% é o ideal, mas principalmente se isso acontece com distribuição de renda. O Brasil mais do que crescimento, precisa de desenvolvimento humano, combatendo as injustiças sociais, combatendo a violência crescente, a concentração de renda e a desigualdade social. Viva o Brasil,viva o povo brasileiro que não se deixar manipular pela Rede Globo, Veja, Band, SBT, Record porque estão apostando no caos nas ruas e no vandalismo. Eu acredito no Brasil que está dando certo por isso tenho a certeza de votar em Dilma para mais 04 anos. Ah" Façamos apenas duas perguntas: quantas universidades e escolas federais os adversários de Dilma e Lula (PSDB de Aécio-FHC-Serra) fizeram em OITO ANOS DE MANDATOS? Respondo: NENHUMA. Quantas Lula-Dilma fizeram em 12 anos? Respondo: foram feitas mais d 14 universidades públicas e mais e 247 Escolas Federias e nesse tempo foram gerados mais de 18.000.000 de empregos.

Nenhum comentário: