Translate / Tradutor

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Educar pela Pesquisa e A Máquina das Crianças.

 
Amigos(as),  nesses dias estive fazendo estudos sobre pesquisa e o uso inteligente do computatador na educação. 
A pesquisa é fundamental para que possamos descobrir como transformar o computador em uma máquina que possibilite à criança construir conhecimento.
 
Refazendo algumas leituras que fiz no final do século passado, encontro no excelente livro de Papert  (máquina das crianças) algumas reflexões sobre a máquina das crianças, tão bem representada hoje pela diversas tecnologias, entre elas o celular como conceito de convergência tecnológica.

Como tão bem observa PAPERT (1994, p. 22) o uso mais poderoso feito para mudar a estrutura epistemológica da aprendizagem das crianças até o momento foi a construção de micromundos, nos quais as crianças exercerão atividades matemáticas, porque o mundo para o qual elas sentem-se atraídas requer que elas desenvolvam habilidades matemáticas particulares (PAPERT, 1994, p. 22).

A escola pode conectar todos os computadores do laboratório em rede interna ou a rede mundial de computadores (a Internet). Isso vai facilitar algumas atividades, como: as crianças tímidas são estimuladas, via computador, a enviar mensagens, pequenos recados de forma lúdica para seus colegas.
Dessa maneira, serão também estimuladas na linguagem escrita e na comunicação e  irão  procurar se expressar. Aos poucos, vão  perdendo medo e liberando toda a sua criatividade  espontânea de aprender. 

Nesse enfoque, são desenvolvidas as inteligências intra e interpessoal, propostas por Gardner em seu livro Inteligências Múltiplas. 

A Internet pode ampliar o mundo dessas crianças, por meio de conexões entre escolas, construção de projetos em comum e também na extensa fonte de pesquisa que chega de todo o planeta.

Sair virtualmente da sala, “navegando” por outras instâncias e lugares, já é, em si, uma situação desafiadora que poderá exigir dos alunos mais reflexão, mais discussões entre os membros do pequeno grupo. Enriquecer o projeto do grupo com o material pesquisado através da Internet, é uma oportunidade incrível para trabalhar expectativas, ansiedades, coragem de enfrentar o novo, essenciais no processo de aprender (WEISS, 1998,  p. 74).

WEISS, Alba Maria Lemme. CRUZ, Mara Lúcia R. M da. A Informática e osProblemas Escolares de Aprendizagem. Rio de Janeiro: DP & A, 1998
PAPERT, Seymour. A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da  informática. Trad. Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

Nenhum comentário: