Translate / Tradutor

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Educação e conhecimento: Russas quer isso?

 
por Conceição Alves 
É...EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO: parece que Russas não quer isso! mas eu entendo: uma cidade que nasceu de um povo desagregado, que já não mais circundava as fazendas...que se preparava para ser independente e que nunca soubera ser...que não tinha o aval do Rei de Portugal, que nasceu da imposição das circunstâncias, que nasceu sem o amparo das elites, cujas elites que se dizem elites, não passavam de desagregados da própria sorte! 

É por isso que muitos estufam o peito de coragem e vão embora desta Terra...aí vem outros...e se apropriam dela e subjugam este povo, que nasceu da falta da força, às controvérsias...aqui era o forte são Francisco Xavier..herdemos uma história cruel que se reflete entre nós. 
Éramos índios ágrafos, éramos negros sem pátria, cuja igreja , a mais conhecida, sob o comando de Pio Xll tentava o embranquecimento destes que faziam as cidades. foi assim que Pe Pedro ajudou a subir o negro para o planalto, foi assim que a igreja ajudou a certas famílias a ocuparem terras, foi assim que muitos prefeitos se apossaram de muitas...foi assim que Russas nasceu do saqueamento de sua História. 
A verdadeira história? perguntem aos negros...perguntem aos brancos, perguntem a si...perguntem a quem sofreu injustiças e todos nós perguntaremos...é por isso que não nos importamos quando alguém perde um IFCE? 
Quando nos demora a vinda da UFC/ Será que somos os negros e índios que renega a História do Branco? Será que a micareta é nossa maior identificação? Será que não nos identificamos com a EDUCAÇÃO. Será por isso, meu Deus? então perdoe-me Senhor...Então perdoemos eles não sabem o que perdem!

Nenhum comentário: