Translate / Tradutor

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Eduardo Guimarães: impeachment de bancos, empreiteiras, telefônicas, planos de saúde etc.

Amigos(as), 

Temos uma oportunidade única para mudar este país com o fim do financiamento privado das eleições nesse país. No momento, os municípios estão engessados porque ainda estão pagando a campanha milionária de 2012. E alguns municípios já estão se preparando para outra campanha milionária - as eleições de 2014, onde os deputados cobrarão caro o apoio dado em 2012.  
Veja o texto muito bom de
Eduardo Guimarães, Blog da Cidadania
 

"Chega ao Supremo Tribunal Federal um debate que pode mudar o país para muito melhor, ainda que, para tanto, seja preciso contar com a boa vontade de setores da sociedade que querem tudo menos que esse mesmo debate prospere, porque o financiamento de campanhas eleitorais, na forma como está estabelecido hoje, favorece a tais setores.

A rigor, parece literalmente impossível o país adotar uma forma de financiar a disputa democrática pelo poder que seja menos delinquente do que a atual. Os setores que têm poder de veto desse debate são os mesmos que têm a primazia de estabelecê-lo e, por razões óbvias, nunca estiveram interessados em desencadeá-lo. Por isso conseguiram postergá-lo por muito tempo.

Mídia, classe política e empresariado sempre estiveram unidos em torno do financiamento privado. E, a partir de 1994/1995, conseguiram criar uma legislação sobre o tema que torna o grande capital praticamente dono da política no país enquanto deixa os trabalhadores à margem do processo.

A a Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096, de 1995) , entre outras, foi edificada em cima de uma farsa. Demonstra preocupação com as contribuições de entidades e governos estrangeiros ou que venham, direta ou indiretamente, do setor público. E libera a farra das empresas privadas.”
Artigo Completo, ::AQUI::

Nenhum comentário: