Translate / Tradutor

domingo, 8 de dezembro de 2013

Abraço-assinado em favor de José Genoíno tem crescido pelo Brasil. Já são 20 mil adesões.

 “Abraço-assinado” em favor de José Genoíno chega a 20 mil adeptos

POR RODRIGO RODRIGUES
Iniciado como uma corrente de solidariedade na web apenas entre amigos próximos do ex-presidente do PT, José Genoíno, condenado no processo do mensalão por formação de quadrilha e corrupção ativa, o “abraço assinado” já passou de 20 mil adesões.
 
Com nome como os cantores Chico Buarque e Beth Carvalho, da filósofa Marilena Chauí e dos escritores Fernando Morais e Antônio Cândido, o texto ganhou força na internet e cresceu principalmente depois que a prisão de Genoíno foi decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
No texto do “abraço assinado”, os signatários demonstram solidariedade ao ex-presidente do PT e dizem acreditar nos ideais apregoados por ele:
“Estamos aqui para dizer que José Genoíno é um homem honesto, digno, no qual confiamos. Genoíno personifica um sonho. O sonho de que um dia teremos uma sociedade em que haja fraternidade e todos sejam, de fato, iguais perante a lei”, aponta a corrente.
Genoíno está em prisão domiciliar concedida pelo STF e pode ficar mais 90 dias nessa situação, se o ministro Joaquim Barbosa, relator do processo do mensalão, acatar o parecer do Procurador Geral da Republica divulgado no último dia 02 de dezembro. No entendimento do procurador geral Rodrigo Janot, o Genoino "apresenta graves problemas (delicada condição) de saúde e corre risco se continuar a cumprir pena no presídio".
"Sua permanência em cárcere, por pouco mais de dez dias, caracterizou-se por diversos episódios de pressão alta, alteração na coagulação e outros sintomas. [...] O fato de o requerente não ter sido considerado portador de cardiopatia grave, por si só, não afasta a aplicação excepcional do artigo 117 da Lei de Execução Penal, que autoriza a prisão domiciliar", afirma o documento emitido pela PGR.
José Genoíno foi condenado a 6 anos e 11 meses de prisão pelos crimes de corrupção ativa (4 anos e 8 meses) e formação de quadrilha (2 anos e 3 meses). 
"Considerando, de outro modo, que não pratiquei nenhum crime, não dei azo a quaisquer condutas, em toda minha vida pública ou privada, que tivesse o condão de atentar contra a ética e o decoro parlamentar
Considerando que sou inocente; Considerando, também, que a razão de ser da minha vida é a luta por sonhos e causas ao longo dos últimos 45 anos, reitero que entre a humilhação e a ilegalidade prefiro o risca da luta; e
Considerando, por derradeiro, que sempre lutei por ideias e jamais acumulei patrimônio ou riqueza", diz a carta do ex-deputado federal.
Veja a íntegra do texto do “abraço-assinado” em favor de José Genoíno:
“Nós estamos aqui!
Somos um grupo grande de brasileiros iguais a você, que deseja um país melhor.
Estamos aqui para dizer em alto e bom som que José Genoino é um homem honesto, digno, no qual confiamos.
Estamos aqui porque José Genoino traduz a história de toda uma geração que ousa sonhar com liberdade, justiça e pão.
Estamos aqui, mostrando nossa cara, porque nos orgulhamos de pessoas como ele, que dedicam sua vida para construir a democracia.
Genoino personifica um sonho. O sonho de que um dia teremos uma sociedade em que haja fraternidade e todos sejam, de fato, iguais perante a lei”
As assinaturas em solidariedade a Genoíno estão sendo recolhidas neste site: http://grupoge.dreamhosters.com/lista.php

Nenhum comentário: