Translate / Tradutor

sábado, 16 de novembro de 2013

Rodrigo Vianna: Genoíno e o STF: quem será condenado pela História?


                 “Fui condenado previamente em uma operação midiática inédita na história do Brasil. E me julgaram em um processo marcado por injustiças e desrespeito às regras do Estado Democrático de Direito.”
por Rodrigo Vianna
José Genoíno foi preso no Araguaia, nos anos 70. Preso e torturado pela ditadura militar. Na época, era do PCdoB. Ao fim da ditadura, ajudou a fundar o PT, e foi dos mais importantes parlamentares da história petista.
 
"De cabeça erguida, pela porta da frente" - por Vitor Teixeira
No dia 15 de Novembro de 2013, volta à prisão. Desta vez, vítima de um processo em que a Justiça – sob intenso cerco midiático – condenou sem provas Genoíno e José Dirceu.
Genoíno apresentou-se à Polícia Federal, e deve cumprir pena em regime semi-aberto.
Certamente, o líder petista cometeu vários erros em sua longa trajetória – como qualquer um. Mas num país em que banqueiros são soltos com HCs suspeitos, num país em que jornalistas e revistas em concubinato com o Jogo do Bicho seguem a ditar regras, num país em que jornais que apoiaram o golpe militar fazem papel de vestais da República, num país em que privatas e vendedores do patrimônio público desfilam pelos salões da elite, nesse país a prisão de Genoíno é um símbolo de injustiça.
O PT abriu mão do confronto nos últimos anos. Líderes do partido fizeram de tudo para acalmar e tourear a velha elite. Cederam em quase tudo. Ainda assim, seguem a ser vistos como “intrusos”, num país desde sempre comandado por fazendeiros (sejam eles proprietários da terra, ou do ar por onde viajam as ondas de rádio e TV) e coronéis (sejam eles fardados, ou engravatados a comandar redações onde a Casa Grande dita suas regras para a Nação).
Genoíno é um símbolo de injustiça. Ao ser preso, divulgou a seguinte nota:
“Com indignação, cumpro as decisões do STF e reitero que sou inocente, não tendo praticado nenhum crime. Fui condenado por que estava exercendo a Presidência do PT. Do que me acusam? Não existem provas.O empréstimo que avalizei foi registrado e quitado.
 
Fui condenado previamente em uma operação midiática inédita na história do Brasil. E me julgaram em um processo marcado por injustiças e desrespeito às regras do Estado Democrático de Direito.
 
Por tudo isso, considero-me preso político.
Aonde for e quando for, defenderei minha trajetória de luta permanente por um Brasil mais justo, democrático e soberano.
 
(a) José Genoino”.
Poucas semanas atrás, Genoíno já havia recebido apoio de cidadãos indignados com sua condenação. Segue o texto do abaixo-assinado:
Nós estamos aqui!
Somos um grupo grande de brasileiros iguais a você, que deseja um país melhor.
Estamos aqui para dizer em alto e bom som que José Genoino é um homem honesto, digno, no qual confiamos.
Estamos aqui porque José Genoino traduz a história de toda uma geração que ousa sonhar com liberdade, justiça e pão.
Estamos aqui, mostrando nossa cara, porque nos orgulhamos de pessoas como ele, que dedicam sua vida para construir a democracia.
Genoino personifica um sonho. O sonho de que um dia teremos uma sociedade em que haja fraternidade e todos sejam, de fato, iguais perante a lei.
Para juntar-se a nós e assinar clique aqui.
Leia outros textos de Palavra Minha

Nenhum comentário: