Sigam-me os bons.

sábado, 16 de novembro de 2013

O fato é que José Dirceu e José Genoíno estão com a verdade em suas conciências, o resto é jogo político rasteiro.

 
O

Pêndulo da opinião pública mudará com as prisões de petistas e impunidade tucana

No dia da primeira prisão dos réus da Ação Penal 470, mesmo na velha e grande mídia corporativa, o "astro" não foi o ministro Joaquim Barbosa, foram José Genoíno e José Dirceu ao se entregarem espontaneamente à Polícia Federal e erguerem o punho fechado em sinal de luta.

Em frente à Polícia Federal uma militância aguerrida e indignada estava lá se solidarizando e prestando apoio aos dois presos políticos, dividindo espaço com a imprensa que lá estava em busca de cenas humilhantes que não obteve. No Jornal Nacional, enquanto o repórter falava na rua em frente à PF, o cenário era de manifestantes com cartazes de apoio a Genoíno e Dirceu. O som de fundo era o refrão "A verdade é dura, a Globo apoiou a ditadura".

Esse conjunto de cenas é uma amostra da mudança dos ventos sobre o que está por vir no julgamento do julgamento do mensalão, que é feito pela história, e que restabelecerá o que houve de fato: no que diz respeito ao PT houve um escândalo de caixa dois e só. O resto foi uma tentativa de golpe via impeachment ou via eleitoral, que fracassou.

A própria TV Globo sabe o que está por vir. Merval Pereira, em sua coluna, já recomenda a Joaquim Barbosa não se candidatar a cargo político, porque senão "estragará tudo", sinalizando que o julgamento foi político. Uma tremenda bandeira dada por Merval. Se Barbosa tivesse apenas cumprido seu dever e feito a coisa certa com o devido rigor, não haveria porque temer. Se teme é confissão de há algo errado.

O povo que tem um faro próprio para detectar "armações" e injustiças, como se notou em todas eleições recentes, pode até em um primeiro momento gostar de ver qualquer político execrado publicamente ir para a cadeia, mas no mínimo as cenas colocaram em dúvida se foram as pessoas certas, e coloca em questão porque só eles. E logo vem a pergunta: porque gente do PT é condenada no governo do PT, e o STF não condena tucanos e outros, com um rosário de escândalos bem maiores e até internacionais? Dois pesos e duas medidas? Se a filiação partidária é o critério para chegar à condenação, mesmo sem provas, então são sim presos políticos.

Por fim, há os próprios simbolismos da prisão que faz mudar o pêndulo da opinião pública, quer a Globo queira, quer não. Se quando livres Dirceu e Genoíno simbolizavam a "impunidade de políticos", agora simbolizam a punibilidade no imaginário popular, e passam a ser vistos de forma diferente, com a dimensão mais humanizada, e as pessoas prestarão mais atenção em suas palavras.
Do blog os Amigos do Presidente Lula 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Para mudar Russas como Lula mudou o Brasil

Para mudar Russas como Lula mudou o Brasil

Lula fala aos russanos:

Força Lula

Governar é cuidar do povo

Pela valorização do magistério

Blogs Russanos

O PT tem os defeitos de todos os partidos, mas nenhum tem as suas virtudes.

Image and video hosting by TinyPic

Privataria Tucana