Translate / Tradutor

domingo, 20 de outubro de 2013

Pergunta: por que um governo Dilma, tido como estatista e intervencionista pela mídia e oposição quer leiloar o campo de Libra?

As 8 ilhas, entre Brasil e África, ao longo da costa do Brasil, em cima do pré sal, são controladas pela Inglaterra  
O pré-sal é nosso", também dizem os EUA que não reconhecem as 200 milhas náuticas da costa brasileira
O leilão da maior reserva do país, que ocorre nesta segunda, promete elevar o papel do Brasil entre os produtores mundiais, mas está também cercado de perigos
Leia aqui algumas vantagens do Regime de Partilha do petróleo do pré-sal

Amigos(as), a discussão sobre o campo de Libra é também ideológica, além de técnica e racional. O fato é que temos poços de petróleo ao longo da costa brasileira em grandes profundidades (abaixo da camada de sal - O PETRÓLEO DO PRÉ-SAL). É fato também que existem muitos interesses por trás destas discussão, mas estão ocultos.

Pergunta: por que um governo tido pelos conservadores (mídia, empresários nacionais e internacionais, multinacionais, pela oposição representada pelo PSDB-DEM-PPS) como governo "estatista" quer leiloar o campo de Libra? 

Leia os textos abaixo e tente responder os questionamentos propostos.


Antes de ler as questões propostas por mim, leia mais aqui obre o Campo de Libra aqui,

Libra não é só petróleo 

5 perigos que cercam Libra e seu abundante pré-sal

A China e o campo de Libra

Por que é bom torcer para que a China ganhe o leilão de Libra

O horizonte de Libra, agora, é visível para todos

Petrobrás se prepara para adquirir a maior parte de Libra

Lobão: leilão de Libra ocorrerá mesmo que haja um participante

Luta contra leilão do campo de Libra é erro, diz ex-diretor da ANP

Como será este leilão? Será do petróleo que está na camada de pré-sal ou de serviços? 

Falta ao governo Dilma recursos financeiros necessários para tirar o petróleo em grandes profundezas em curto e médio prazo? 

A Petrobras tem os recursos tecnológicos, financeiros e de conhecimento para tirar sozinha este petróleo abaixo da camada de sal, sem precisar de parcerias? 

A China seria uma ótima parceira para prospecção do petróleo na camada pré-sal? 

Não seria mais prudente o Brasil realizar parcerias com uma grande potência (econômica e nuclear) como a China para garantir a soberania do petróleo no pré-sal? 

Não é melhor perder os anéis do que os dedos, se de fato o Brasil não dispõe de recursos para prospecção do petróleo no fundo do mar? 

Seria bom lembrar as guerras e carnificina que os EUA fizeram no Oriente Médio e no Mundo por causa do petróleo? 

Corremos o mesmo perigo dos países do Oriente Médio por causa deste riqueza que está no pré-sal, uma área não reconhecida como de soberania do povo brasileiro?   


E o Brasil tem pressa para colher os pretro-dólares da prospecção deste petróleo? 

As atuais gerações brasileiras demanda mais investimento em saúde e educação de qualidades. Esta geração tem tempo para esperar que a Petrobras disponha de recursos financeiros para prospecção do petróleo no pré-sal? 

Importante lembrar que a a China já é também um parceiro fundamental. Nos seis primeiros meses de 2010, a China multiplicou por 10 seus investimentos no Brasil e os elevou para 20 bilhões de dólares. 
Com isso, os chineses se tornaram os principais investidores internacionais no Brasil, à frente dos Estados Unidos. 

A China é hoje, além disso, o principal parceiro comercial do Brasil

Falta ao Brasil recursos para explorar rapidamente o petróleo de Libra e a China seria a melhor parceira do que os EUA?  

A oposição demotucana afirma que o Brasil ficaria agora com um neocolonialismo com a China, mas digamos que seja verdade, mas ser colônia dos EUA, onde isso nos ajudou? 

E se caso a parceria do pré-sal fosse com os EUA? Quem seria o perdedor? Adivinhe. 

Haroldo Lima, ex-diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP), no governo Lula, o leilão do campo de Libra trará as seguintes vantagens para o Brasil: 
muitos benefícios e chamou a atenção para as possibilidades de capitalização que pode trazer ao país, contribuindo para o Fundo Social do Pré-Sal – que destinará 75% dos royalties do petróleo para a Educação e 25% para a Saúde.
"Além dos 41% do óleo excedente, será pago imposto de renda e impostos menores. Somando com aluguel de área, significa que poderemos dar de 75% a 80% de todo o óleo retirado de Libra nas mãos da União. Isso é uma das maiores percentagens do mundo. Tudo isso irá financiar a educação e a saúde."

Bem, por gentileza, façam as leituras dos textos em referências e outros e tentem responder as questões propostas que estão neste post. 

E você, presidente do Brasil, tendo a difícil decisão de buscar recursos financeiros para extrair petróleo que está em uma profundidade de 7mil metros - na camada do pré-sal, com pressões de interesses das grandes do petróleo do mundo, com necessidades de investir melhor na saúde e na educação, o que faria?

Nenhum comentário: