Translate / Tradutor

quarta-feira, 10 de julho de 2013

O extremismo e a hipocrisia de nossos médicos.

                                 (esse é o tipo de gente que está sendo  "saindo" das faculdades de medicina em nosso país, sem ética e cidadania)
Vale conferir os textos de Paulo Moreira LeiteO extremismo dos doutores  - e de -  Gilberto Dimenstein - A hipocrisia dos nossos médicos.

O jornalista Paulo Moreira Leia faz uma afirmação que reflete o pensamento contemporâneo de que as mudanças, inovações e o diferencial está em pessoas bem formadas e com sentimentos de cidadania e responsabilidade. 

Novamente afirmo que o Brasil carece de uma saúde pública que foque a prevenção e educação. O objetivo é evitar que o povo brasileiro adoeça. 

Com falta de educação e saneamento básico, má alimentação, falta de exercícios físicos os brasileiros estão adoecendo cada mais cedo e a MEDICINA CURATIVA - PRIVATIZADA - ganhando rios de dinheiro. 

E nesse filão de ouro, onde a relação entre vida e morte está balizada uma discussão hipócrita, onde o presidente do Conselho de Medicina do Brasil afirmou desavergonhado: não é bom que jovens graduados entrem em contato com "ambientes brutalizados".

Diz o jornalista sobre O extremismo dos doutores - que o mais equipado posto de saúde é apenas um hotel de luxo sem a presença de um médico. 

Uma simples garagem pode ser um consultório razoável se contar com um médico para atender quem precisa de seus serviços. 

No início deste ano, centenas de prefeitos – quase a metade dos municípios do país – tiveram um encontro em Brasília com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. 

O boletim da Frente Nacional dos Prefeitos resumiu o espírito do encontro na manchete da edição de maio: 

“Prefeitos cobram do ministro da Saúde ações para a contratação de médicos estrangeiros” Paulo Moreira Leite

E devo concordar com Gilberto Dimenstein de que o corporativismo de médicos é muito suspeito e deve ser questionado pela sociedade brasileira. 

Continua Gilberto Dimenstein: 


Essa é a minha suspeita em relação ao debate sobre trazer médicos estrangeiros.

É corretíssimo, claro, querer que esses médicos passem por algum exame --e também avaliar se eles sabem se comunicar com os pacientes.

O que me incomoda, porém, é a hipocrisia. Testes com formandos das escolas de medicina do Brasil estão mostrando como muitos deles são despreparados --aliás, muito despreparados. Mas, mesmo assim, podem clinicar sem restrições.

Por que isso não causa a mesma indignação, já que são nossos pacientes que estão em risco? Por algum acaso, erro médico produzido por brasileiros é menos grave?

Importa também questionar o egoísmo de setores da sociedade brasileira, principalmente quem paga planos de saúde. 

Segundo DataFolha, quem mora em regiões pobres do Brasil a maioria aceita a vinda de médicos estrangeiros, mas quem mora em regiões abastadas com serviços públicos é contrária do projeto MAIS MÉDICOS da presidenta Dilma. 

E você, por que é contra a vinda de médicos estrangeiros para o Brasil? Ar, por que paga plano de saúde? E por que não luta para melhorar o SUS? E não seria bom para  os nossos médicos mais dois anos de estudos, principalmente de CIDADANIA E ÉTICA na vivência com pessoas humildes que precisam de atendimento?  

Por fim, não podemos aceitar a afirmação do presidente do Conselho de Medicina do Brasil de que graduados de medicina não precisam conhecer os "ambientes brutalizados" de nossos hospitais públicos.

Um comentário:

Unknown disse...

Clap! Clap! Clap! Sempre fui favorável que, todo estudante de qualquer curso superior das universidades públicas, deveria trabalhar por um determinado período prestando serviços à sociedade. Sejam eles médicos, dentistas, médicos veterinários, advogados etc. A medida adotada pelo governo federal é uma vitória. Os médicos precisam aprender a atender pessoas pobres sem hostilidade e com extrema dignidade. Eu fiz estágio obrigatório na minha faculdade, atendia pessoas extremamente pobres, e o que aprendi com isso? Muito!! Me enriqueci como pessoa, aprendi que nunca podemos deixar que a esperança se acabe na outra pessoa, afinal talvez ela só tenha aquilo. Portanto, classe médica, chega de mimimi, ergam as mangas de seus jalecos e... TRABALHEM!!