Translate / Tradutor

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Faltam médicos no Brasil?


MAIS MÉDICOS VAI REVOLUCIONAR A SAÚDE NO BRASIL. SAIBA POR QUÊ.

Uma das críticas mais comuns contra a iniciativa do governo Dilma de abrir novas vagas para médicos no Sistema Único de Saúde (SUS), inclusive com a contratação de médicos estrangeiros, é que de nada adiantaria trazer novos profissionais se não há investimentos em hospitais e equipamentos.

Nada mais falso, apesar da queixa ser uma das que recebem mais apoio de usuários nas redes sociais - vítimas da falta de informação ou da omissão proposital do oligopólio de mídia.
A primeira informação a demolir essa inverdade é a de o governo está investindo R$ 7,4 bilhões em obras que estão em execução.

1) Faltam médicos no Brasil?

Sim, nos últimos oito anos o número de postos de emprego formal para médicos ultrapassa em 54 mil o total de formados em Medicina no País.

Entre 2003 e 2011 foram abertos 147 mil postos de primeiro emprego para médicos, mas o Brasil formou apenas 93 mil profissionais, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Essa carência tende a se agravar com a abertura de mais 35.073 postos de trabalho para médicos que o Ministério da Saúde abrirá até 2015, para viabilizar o funcionamento das novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

Nenhum comentário: