Translate / Tradutor

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Lula deveria ser candidato a governador de São Paulo. Você concorda?

Gisele Federicce _247 – O deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) defende que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se candidate ao governo do Estado de São Paulo em 2014. "Para mim o Lula deveria ser candidato ao governado de São Paulo", disse o parlamentar, em entrevista ao Brasil 247. Questionado sobre a possibilidade de uma disputa pelo Planalto, o petista respondeu: "Não, Dilma é nossa candidata".
Teixeira acredita que 2013 reserva um melhor crescimento para o País e defende uma modernização no PT, "que sofreu muito nesse ano", assim como o Brasil, diante da crise. Para ele, o partido foi "vítima" no julgamento da Ação Penal 470, já que o processo que corre no Supremo Tribunal Federal trata de pessoas físicas, e não jurídicas. "Mas os ministros [do STF] e a imprensa fizeram questão de penalizar o partido", afirma.
Apesar disso, o deputado acredita que o julgamento não gerou consequências nas urnas em outubro. "Certamente o povo brasileiro não acompanhou essa tendência, como vemos o resultado das eleições municipais, principalmente em São Paulo", disse Teixeira. Em relação à CPI do Cachoeira, o petista acredita que o trabalho não foi em vão, mas que o relatório final do deputado Odair Cunha (PT-MG) não foi aprovado devido a um "consórcio de interesses".
Autor do Projeto de Lei 4471/2012, que prevê a investigação dos autos de "resistência seguidos de morte", o deputado ressalta que "sem dúvida está havendo um abuso policial", tratando-se da violência vivida especialmente em São Paulo, e pretende, com o PL, evitar que diversas mortes, "principalmente de jovens", sejam acobertadas pela corporação. O Projeto está na pauta da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara.
Leia abaixo os principais trechos da entrevista:
O senhor acredita que 2013 será melhor para o PT do que foi 2012?
Acho que 2012 foi um ano extremamente sofrido, o Brasil sofreu muito diante da crise internacional, com repercussões na economia. E sobre o PT, teve esse processo, que apesar de o partido não ter sido réu, apesar de que foram apenas pessoas físicas, os ministros e a imprensa fizeram questão de penalizar o partido.
Certamente o povo brasileiro não acompanhou essa tendência, diante do resultado das eleições, principalmente em São Paulo. Foi um ano muito difícil, para a economia e também por causa desse processo do qual o PT foi vítima. Houve dois aspectos: o que era de pessoas físicas passou para pessoa jurídica. E o que era de apenas algumas pessoas físicas passou a mais pessoas físicas. Foi um julgamento político.
Espero que a economia volte a crescer, tenho certeza de que isso vai acontecer, que não pare o ciclo de geração de empregos, que foi a boa notícia de 2012, que não se interrompa a distribuição de renda, que se modernize o PT e que nos prepararemos para as próximas eleições. Eu acho que o Lula deveria ser candidato a governador de São Paulo em 2014.
O senhor então não defende que ele se candidate à Presidência?
Não, nossa candidata é a Dilma.
Quem o PT apóia para a presidência da Câmara dos Deputados?
O deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).
Esse apoio envolve a questão da cassação de mandatos parlamentares?
Não, isso foi fruto de um acordo com o PMDB, que está sendo cumprido.
O deputado José Genoino (PT) deve assumir o mandato agora no início do ano, depois de ser condenado na AP 470. Isso é uma vitória diante do resultado do julgamento?
Eu acho que o Genoino, até que a sentença transite em julgado e se avalie a competência de cassação parlamentar, está com os seus direitos políticos vigentes. Ele tem que respeitar seus eleitores.
Sobre a CPI, o senhor acha que acabou mesmo em pizza?
Eu acho que houve um consórcio dos interesses da [empreiteira] Delta, do [governador de Goiás, Marconi] Perillo e do Cachoeira [principal alvo da investigação]. E isso derrotou o relatório do [deputado] Odair Cunha (PT-MG). O Ministério Público agora vai ter que ler o trabalho, que não foi em vão.
O senhor é autor do PL 4471/2012. Por que defende a investigação contra autos de "resistência"?
Porque, da atividade policial, existe a possibilidade de haver resistência com troca de tiros e mortes, mas a grande incidência de morte de civis em confronto com os PMs mostra que está havendo um abuso policial e ao mesmo tempo não está havendo um controle legal. Por isso tem muita gente sendo morta, principalmente jovem. Defendo que cada auto de resistência seja investigado.
Isso tem como intenção deixar de encobrir algo?
Sem dúvida há abuso e acobertamento atrás do auto de resistência daqueles que estão matando simplesmente por matar. Aqui em São Paulo, há denúncias de policiais que consultavam antecedentes criminais de alguns jovens e depois matavam. Essas mortes depois eram mascaradas.
A Secretaria de Direitos Humanos aprovou resolução para abolir esses registros nos autos. Isso fez com que o seu projeto ganhasse mais força?
Hoje todos os segmentos que se preocupam com a violência praticada com a polícia querem a aprovação desse PL. Estou fazendo uma ementa nele, para aperfeiçoá-lo, que deixará claro que a hipótese de haver morte por resistência existe, mas que todas essas mortes precisam ser investigadas.

Nenhum comentário: