Translate / Tradutor

domingo, 30 de setembro de 2012

Vídeo-bomba desmascara demotucano Márcio Lacerda.



Quatro anos depois vídeo pode mudar eleições em BH. 

Minas 247 - Quatro anos depois, um vídeo na web volta a chamar a atenção e pode ser
decisivo na eleição para a Prefeitura de Belo Horizonte. 

O novo material, que traz frases nada abonadoras do deputado Délio Malheiros sobre o atual prefeito Marcio Lacerda (apenas cinco dias antes de o parlamentar aceitar ser o companheiro de chapa de Lacerda), foi postado na tarde da última sexta-feira (28/09). 


Menos de 48 horas depois, já tem quase 40 mil visualizações no Youtube -- é, até o momento, o maior hit da eleição de BH no Youtube. 

O fenômeno repete o que ocorreu no pleito de 2008, quando imitações do humorista Tom Cavalcante lembrando a “caipirice” do então adversário de Lacerda (o peemedebista Leonardo Quintão) bombaram no Youtube. 

 O novo vídeo mostra trechos de entrevista coletiva do então pré-candidato do PV à prefeitura, Délio Malheiros em 29 de junho (clique aqui  a cobertura que o Minas 247 fez do assunto naquele dia). 

Délio, que é deputado estadual, fazia oposição ferrenha ao atual prefeito Marcio Lacerda. Cinco dias depois, ele desistiu da candidatura e aderiu à chapa pela reeleição, como candidato a vice. 

O ponto mais polêmico, e que tem gerado mais comentários nas redes sociais, é quando Délio denuncia supostas obras “eleitoreiras” de Lacerda. “Pode escrever aí: semana que vem ele vai fazer um buraco na Praça 7 e falar que começou a sondagem para o metrô”. 

Coincidência ou não, o tal buraco de fato foi feito em plena campanha eleitoral, acompanhado de uma placa na qual se lê “execução de sondagens”, acompanhada de outra: “O metrô é a solução”. Assista abaixo ao vídeo:

O sucesso do vídeo se dá pela contundência das afirmações do deputado do PV, o que causou espanto a muita gente que não conhecia suas posições políticas antes da adesão a Lacerda. 

Na época da mudança, Délio alegou à imprensa que estava mudando de lado porque o PT teria abandonado a PBH. 

“Quem estiver contra o PT, conta comigo”. Em 2008, no segundo turno envolvendo Lacerda e o deputado federal Leonardo Quintão (PMDB), um vídeo postado inicialmente na internet também roubou a cena. 

Daquela vez, era uma ficção, mas o resultado foi bombástico: com milhares de visualizações, todos se divertiam com as imitações do humorista Tom Cavalcante, em paródias que lembravam o jeitão caipiria de Quintão e sua suposta falta de propostas para BH (assista aqui). 

O assunto é polêmico, mas muita gente acredita que os vídeos do humorista foram fundamentais para convencer o eleitorado da capital mineira a votar em Marcio Lacerda. 

Não se sabe o real efeito que o vídeo com Délio Malheiros terá sobre o eleitor -- se é que terá algum. 

No campo petista, há certo otimismo com o último Datafolha, que mostrou redução na diferença entre Lacerda e Patrus Ananias, e principalmente com as últimas sondagens internas -- uma delas teria mostrado Patrus ligeiramente à frente do candidato à reeleição. Assista também ao vídeo de Tom Cavalcante:

Nenhum comentário: