Translate / Tradutor

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Russas como cidade sustentável, inteligente, democrática, educativa e saudável . Vote Odilo 13

GOVENO POPULAR E DEMOCÁTICO ODILO ALMEIDA
Para mudar Russas como Lula mudou o Brasil vote 13.

 
O PT de Russas não está apenas oferecendo para a população uma candidatura a prefeito – Odilo Almeida – homem íntegro, preparado moralmente e intelectualmente para governar, mas um projeto de governo popular democrático. E nós temos a convicção que podemos fazer dos R$ 88 milhões de nosso orçamento municipal anual o instrumento central garantidor de uma cidade melhor – sustentável, inteligente (digital),  democrática, educativa (cidade do conhecimento)  saudável (qualidade vida).
E acreditamos que Odilo 13 saberá conduzir Russas pra o desenvolvimento com a força, mas principalmente da inteligência do povo russano. Por quê?  Porque Odilo tem, pelo menos três características que o diferenciam dos seus adversários políticos: é que melhor se preparou para ser prefeito de Russas; tem as melhores propostas que estão sintetizadas em plano de desenvolvimento participativo, onde cada ação, cada política será desenvolvida através de um projeto que contará com a parceria do governo federal e estadual; e por último que Odilo é o candidato de Lula, Dilma, onde o apoio do senador Pimentel será importante para aprovação dos projetos que contemple as visões para Russas: sustentável, inteligente, democrática, educativa e  saudável.
Neste momento queremos muito contar com sua contribuição, para compartilhar as nossas propostas, participando, convidando amigos e familiares para vencermos este desafio porque acreditamos na força do povo russano que quer mudança, que quer um prefeito com capacidade e apoio federal para resolver os problemas de Russas.
Para isso, formulamos com setores da sociedade russana e companheiros do PT as melhores e mais inovadoras propostas para a nossa cidade. Cada proposta será desenvolvida através de projetos com parcerias do governo federal, estadual e a contrapartida da prefeitura de  Russas.
Para que isso aconteça precisamos de seu voto consciente. E mais, precisamos de sua mobilização, que você conquiste mais 13 votos para que os nossos objetivos, desejos, sonhos, esperança sejam realizados com a vitória de Odilo 13 em 07 de outubro.
O poder está em nossas mãos, estas mãos com compacidade para fazer de Russas uma cidade mais humana e justa para todos nós, nas visões (sonhos): Cidade SUSTENTÁVEL, CIDADE INTELIGENTE (DIGITAL), CIDADE DEMOCRÁTICA, CIDADE EDUCATIVA (DO CONHECIMENTO) E CIDADE SAUDÁVEL.

A primeira visão é fazer de Russas uma cidade sustentável.

A cidade sustentável implica uma política socioambiental que valoriza as pessoas e qualidade de vida, combatendo todas as formas de poluição; cidade que valoriza as áreas verdes e praças; que estimula novos hábitos de consumo; uma cidade que desenvolva uma política para gerenciar os seus resíduos sólidos, desde a coleta seletiva ao desenvolvido do aterro sanitário em pareceria com outros municípios; uma cidade que recicla os seus resíduos; cidade que faz a mobilidade sustentável e protege os seus ecossistemas principais.
Cidade sustentável é uma cidade que possui uma política de desenvolvimento urbano, de tal modo que promova medidas para proteger o meio ambiente natural e contruído, garantindo a função social ambiental da propriedade na cidade.

A segunda visão é construir uma cidade democrática. E uma cidade democrática significa principalmente fazer um governo do povo para o povo e pelo povo. Isso implica implantar o orçamento participativo e construir os Conselhos do Povo nas grandes comunidades de Russas. E o caminho de um governo popular e democrático é fazer com todos participem das decisões sobre os rumos do município e possam usufruir dos serviços públicos.
Neste sentido, a qualidade de vida em Russas significa investir, principalmente nas áreas mais excluídas da cidade, com aplicação de recursos orçamentários, onde serão feitos investimentos maciços em infraestrutura e saneamento ambiental, como água, esgoto, coleta de lixo, drenagem, proteção contra cheias e pavimentação, associado a ações com a construção de áreas verdes e praças. E por fim, cidade democrática significa acabar com todas as formas de perseguição política, principalmente aos servidores e adversários políticos.
E estas políticas serão realizadas através do ORÇAMENTO PARTICIPATIVO, que além de priorizar as áreas mais excluídas da cidade, possibilitará ações de inclusão social nas áreas de habitação, com a regularização fundiária, além de transporte coletivo que possa interligar todo o município.
Isso também significa a construção de um governo popular com ações integradas na área social, de saúde, educação, esportes e cultura no sentido de promover a cidadania e participação através da criação dos Conselhos do Povo para discussão e operação do Orçamento Participativo.  

Terceira visão: CIDADE INTELIGENTE. Cidade inteligente

Cidade Inteligente discute permanentemente questões da cidade, tais como: o urbanismo, o meio ambiente, a história, a cultura e inovações tecnológicas, tendo como pano de fundo a cidade do conhecimento (educação) , presente em todas as fases da vida do ser humano.
Russas como Cidade Inteligente e Sustentável deverá  resolver os problemas de Gestão dos resíduos sólidos (coleta do lixo), do trânsito e segurança (monitoramento através de câmeras – projeto videomonitoramento com central inteligente), integração de todos os órgãos da Prefeitura (e-gov - governo eletrônico), incluindo todas as escolas municipais com programas de inclusão digital para atingir a educação de qualidade,  com ordenamento urbano, onde a política de meio ambiente esteja integrada nesse projeto - Cidade Inteligente e Sustentável.
O maior desafio para transformar Russas em uma Cidade Inteligente é implantar uma Gestão Pública inovadora, que possa desenvolver toda uma infraestrutura tecnológica para integrar os serviços e implementar a Inclusão Digital no município. Isso implica a criação de políticas públicas integradoras, tais como:
1. O primeiro programa estruturante para Russas é a conectividade, aproveitando a infraestrutura de redes e antenas do Cinturão Digital, onde o governo municipal de Russas entrará com a contraproposta ao governo estadual e também federal para aquisição de equipamentos e formação de profissionais.
2 . Implementar o setor de Tecnologia da Informação no município de Russas porque para construir uma Cidade Inteligente é preciso uma infra-estrutura de banda larga, apostar na inovação, iniciar a democracia digital para criar um cultura das tecnologias digitais, principalmente nas escolas e nos órgãos públicos, implementando o Governo Eletrônico - E-gov.
3. Para se ter uma cidade inteligente (CI) é necessário combinar:
Oferta ampla de banda larga para empresas, prédios governamentais e residências; educação, treinamento e força de trabalho eficazes para oferecer trabalho do conhecimento; políticas e programas que promovam a democracia digital, reduzindo a exclusão digital, para garantir que todos setores da sociedade e seus cidadãos se beneficiem da revolução da banda larga;
E dentro do conceito de cidade inteligente há vários conceitos, como o conceito de cidade digital. Isso significa INTERNET LIVRE, ou seja , o objetivo é disponibilizar acesso gratuito á internet em toda a cidade, em parceria  com o governo estadual e federal, através dos projetos Cinturão Digital (governo estadual) e Banda Larga (governo federal)
  
E cidade inteligente significa também criar um sistema integrado de proteção ao cidadão e ao patrimônio público, com a implantação do videomonitoramento através de câmeras inteligentes e capacitação da guarda municipal e dos profissionais do Demutran. Cidade inteligente (com segurança pública) significa formar parcerias com as polícias militar e civil para a melhor proteção do cidadão através da inteligência para formação de bancos de dados no sentido de combater o tráfico de drogas no município. 

Quarta visão - Cidade educativa (do conhecimento)

Russas agora é uma cidade universitária, faltando apenas o processo burocrático para a construção com Campus da UFC.  E para isso, demanda-se do próximo prefeito, uma política integrada para valorização do magistério, com construção de escolas de tempo integral e padrão MEC que possa colocar os nossos estudantes no ensino superior.
Isso implica com ações imediatas:
ü  Educação em tempo integral em toda a rede de ensino municipal;
ü  Construir escolas no padrão MEC;
ü  Construir creches em parceria com governo federal;
ü  Aquisição de ônibus para o transporte escolar;
ü  Acompanhar, apoiar e viabilizar a implantação do Campus da UFC em Russas
ü  Implementar as metas do Plano Nacional da Educação Básica (PNE);
ü  Criar curso preparatório para o ENEM;
ü  Implantar Plano de Cargos e Carreira do magistério com aplicação do piso;
ü  Promover a formação continuada;
ü  Fortalecer um modo de vida sustentável e saudável;

Quinta visão: Cidade saudável

Esta visão significa  o investimento na humanização da saúde e na medicina preventiva. Isso passa pelo compromisso de melhorar o atendimento da rede de postos de saúde (integrado por redes e terminais – (cidade inteligente), onde o estoque de remédios é monitorado diretamente no gabinete do prefeito).
A intenção, ao desenvolver o setor de Tecnologia da Informação e estrutura tecnológica e sistemas de informação, que se possa acessar o prontuário de paciente em qualquer unidade de atendimento. E o desafio principal é reduzir o prazo de exames, consultas e outros atendimentos, com a disponibilidade de médicos em cada especialidade. Cidade saudável significa ampliar o atendimento domiciliar (preventivo e internação quando necessário). E principalmente, garantir o pleno funcionamento do Hospital de Russas.
Cidade saudável significa combater a miséria, a desigualdade, e todas as formas de discriminação; combater a todas as formas de violência, principalmente contra a mulher e erradicar o analfabetismo de adultos e combater o analfabetismo funcional
E cidade saudável implica uma séria de políticas integradas:
ü  Fortalecer o SUS, redefinindo setores e implantando o cartão SUS;
ü  Aumentar o número de equipes do PSF e saúde bucal;
ü  Construir Unidades Básicas de Saúde para as equipes do PSF;
ü  Construir Centro de Zoonoses;
ü  Fortalecer o CEO;
ü  Apoiar Rede Cegonha e UTIS neo-natal;
ü  -Casa da Gestante; -10 leitos de UTI adulto;
ü  Implantar UPA;
ü  Programa Jovem educador em saúde;
ü  Programa de enfrentamento ao Crack e outras Drogas;
ü  Implantar a OUVIDORIA EM SAÚDE;
ü  Saúde na Escola;
ü  Acessibilidade;
ü  Implantar Planejamento Estratégico Integrado, Intersetorial e Participativo com o Conselho Municipal de Saúde, Movimentos e Atores Sociais entre outros;

Portanto, estas cinco visões representam as essências das nossas propostas. São como fundamentos, colunas de sustentação de um projeto para a cidade. Todas as nossas propostas estão conectadas com nossas visões.
ü  Cidade Democrática
ü  Cidade Solidária
ü  Cidade Inteligente
ü  Cidade Educativa
ü  Cidade Sustentável


E dentro destas cinco visões elencamos oito prioridades: são áreas que precisam de uma ação mais eficiente e rápida. Propostas que consideramos prioritárias para melhorar a nossa cidade e resolver os problemas da cidade
ü  Educação
ü  Trânsito
ü  Segurança
ü  Saúde
ü  Internet livre (conectividade)
ü  Gestão Ambiental (com ações imediatas para ordenamento do espaço urbano)
ü  Coleta seletiva do lixo e limpeza das ruas em todo o município
ü  Pavimentação ecológica e drenagem das ruas


E quatro  estratégias: revelam como será um governo popular do  PT

ü  Governabilidade
ü  Capacidade de Governo
ü  Elaboração de Projetos
ü  Inovação na Gestão Pública (orçamento participativo e transparência nas contas públicas)
ü  Governo eletrônico (e-gov)

Motivados por sonhos e desejos de melhorar a cidade, esperamos que você, cidadão e cidadã russana, vote em nossa proposta para melhorar Russas como Lula mudou o Brasil.

 
 

Nenhum comentário: