Translate / Tradutor

domingo, 26 de agosto de 2012

O que não é baixaria?


Não é baixaria questionar os candidatos para que não vote em uma raposa com pele de cordeiro

É fazer uma campanha eleitoral limpa, conversando com o povo, buscando o diálogo das propostas para transformar Russas e mais?

Ter um plano de desenvolvimento para resolver os problemas da cidade?

Fazer uma campanha de esclarecimento sobre fatos da política local?

Qualificar o debate político através de propostas?
É tudo isso mais...

Não é baixaria fazer da campanha um momento esclarecedor sobre os desafios da cidade e da história de vida dos políticos locais.


Não é baixaria questionar, perguntar sobre a história de vida dos candidatos;

Não é baixaria pesquisar sobre o caráter dos políticos e sua história de vida.

Não é baixaria apontar os defeitos dos políticos, desde que sejam verdadeiros;

Não é baixaria fazer questionamentos, desde que se mantenha o respeito às pessoas, não atinja a honra das pessoas;

Não é baixaria criticar os políticos desde que apresente fatos e tenha argumentos consistentes;

Não é baixaria apontar problemas éticos e morais dos políticos desde que sejam comprovados e de conhecimento da sociedade.

Não é baixaria ler as propostas dos candidatos e seguir as recomendações do MCCE (Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral e responsável pela coleta de assinaturas da Lei da Ficha Limpa), que em 2012 lançou a campanha dos Dez Mandamentos do Voto Consciente. Reproduzimos aqui esses Dez Mandamentos, que podem ser encontrados também diretamente no site do MCCE www.mcce.org.br/

Não é baixar seguir o primeiro mandamento dos Dez Mandamentos: Procure conhecer o passado, as ideias e valores do candidato ou candidata. Se ele já se envolveu em escândalos de corrupção, comprou votos, foi cassado pela Justiça, renunciou a mandatos para escapar de punições ou se aliou a grupos envolvidos com essas práticas: simplesmente não vote nele!
Não é baixar seguir o segundo mandamento dos Dez Mandamentos de que: não basta que os candidatos tenham a “ficha limpa”. 

Não baixaria conhecer as intenções e propósitos de cada candidato: quem financia a sua campanha? Quem ele realmente vai representar? Procure se informar. Exija dele uma vida honrada, do mesmo jeito com que você procura conduzir a sua vida;

Não é baixaria denunciar a compra de votos: quando uma pessoa aceita um benefício em troca do seu voto se condena a viver sem emprego, educação, segurança pública. Assim, o remédio hoje recebido em troca do voto poderá mais tarde custar a falta do hospital que salvaria a sua vida ou a de seu filho.

Não é baixaria não votar em pessoas que mudam de partido, como “quem muda de roupa”. Ao votar no candidato, não estamos votando só na pessoa, mas no partido, ajudando a eleger outros candidatos do mesmo partido ou coligação: por isso saiba quem são os outros candidatos da legenda.

Não é baixaria procurar saber se o candidato tem compromisso com a defesa da vida em todas as suas fases, bem como com a realização da Reforma Política, Reforma Agrária e com Direitos Sociais fundamentais: como criação de emprego e geração de renda, melhoria da saúde e da educação, defesa do meio ambiente e da Cultura da Paz. Cobre esse compromisso.

Não é baixaria pensar e votar consciente...

Não é baixaria votar em candidato, mesmo que tire apenas o seu voto.

Não é baixaria votar pensando no bom comum do seu município.

Não é baixaria ter indignação contra a corrupção e contra os políticos ficha sujas.

Por fim, não é baixaria votar para mudar Russas.

Nenhum comentário: