Translate / Tradutor

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

HOMENS QUE FIZERAM HISTÓRIA NO BRASIL

Caríssimos, este blog também tem objetivo de resgatar a história de nossos grandes brasileiros. Estes que através de suas convicções e suas leituras de mundo deixaram marcas profundas nesta nação.



A ALMA DA FOME É A POLÍTICA - Herbert de Sousa – Betinho
http://www.aids.gov.br/betinho/frases.htm


Uma boa parte das pessoas tende a achar que não podem fazer nada. Betinho ao ser entrevistado por repórter com a seguinte pergunta idiota: Betinho você acha que sua luta contra a fome ou um prato de comida vá resolver alguma coisa? Betinho com sua simplicidade e humildade de homem convicto de seu papel no mundo respondeu: não sei se vou resolver o problema, mas hoje tenho certeza que algumas famílias carentes vão dormir sem fome (famílias atendidas pelas suas ações de cidadania contra a fome)


Nesta linha de pensamento, a história oficial mostra o homem da elite branca dando o grito da independência, mostra a história dos heróis da elite para embrutecer o povo e as lutas do povo não aparecem. O povo está esmaecido nos escritos oficiais brasileiros.


O povo na história oficial aparece com coitados e não com um povo que luta. Estamos há séculos ideologicamente dominados com as verdades estabelecidas e pessoas da importância do Betinho não são lembradas.


Betinho fazia de sua utopia uma batalha diária pela vida. Ele dizia que a alma da fome é a política e a miséria deveria estar nos debates. Só a participação cidadã seria capaz de mudar este país.


Ele dizia com sentimento de indignação que a miséria é imoral, que a pobreza é imoral e deveríamos praticar a ética da solidariedade e um novo mundo seria possível. Entendo que este novo só pode ser concretizado pela participação quando Betinho diz que a democracia ou serve para todos ou não serve para nada.

Nenhum comentário: